Metodologias do Ensino da Música
Ementa:
Abordagens e concepções metodológicas para o ensino da música em diferentes contextos, percorrendo as transições históricas e as aplicações práticas dos processos de aprendizado. Implicações dos diferentes enfoques teóricos-metodológicos da Música no processo educativo. Análise dos conceitos e métodos próprios da disciplina da música, suas inter-relações com o processo ensino-aprendizagem e com a produção do conhecimento. Análise e contextualização do ensino de música na realidade Brasileira.
Referências:
HENTSCHKE, Liane; Del bem Luciana. Ensino de Música: propostas para pensar e agir em sala de aula. Moderna, São Paulo, 2003.
HELD, Jacqueline. O Imaginário no Poder. São Paulo, Summus, 1980.
PARKER, Steve. O Ouvido e a Audição. São Paulo, Scipione, 1993.
ROCHA, Carmen Maria M. Educação Musical: Método Willems. Faculdade de Educação da Bahia- FEBA. Bahia, 1990.
SALLES, Pedro Paulo. Gênese da Notação Musical na Criança. Dissertação de mestrado, Faculdade de Educação – USP, São Paulo, 1996.
SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo, Unesp, 1991.
STORMS, Ger. 100 Jogos Musicais. Rio Tinto – Portugal, Asa, 1996.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
VYGOTSKY, Lev Semyonovitch. A Formação Social da Mente. 3 ed., São Paulo, Martins Fontes, 1989.
WILLEMS, Edgar. L’Oreille Musicale. Bienne, Pro Musica, 1972.
_______________ Las bases psicológicas de la Educación Musical. Buenos Aires, Eudeba, 1964.
_______________ La preparación musical de los más pequeños. Buenos Aires, Eudeba, 1964.
Didática da Prática Instrumental
Ementa:
Procedimentos de aquisição da técnica básica do instrumento através da compreensão dos problemas básicos do aprendizado instrumental. Construção da percepção interpretativa e das concepções estilísticas.
Referência:
ARAUJO, Rosane Cardoso. Um estudo sobre os saberes que norteiam a prática pedagógica de professores de piano. Porto Alegre, 2005. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
BORÉM, Fausto. Metodologia de pesquisa em performance musical no Brasil: Tendências, alternativas e relatos de experiência. Cadernos da Pós-Graduação – Instituto de Artes da UNICAMP, v. 5, n. 2, 2001, p. 19-33.
CRUZEIRO, Regiane Lopes. O movimento corporal na prática pedagógica do violino: um estudo com professores de adolescentes iniciantes. Porto Alegre, 2005. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
FRANÇA, Cecília Cavalieri. Performance instrumental e Educação Musical: a relação entre a compreensão musical e a técnica. Per Musi, n. 1, 2000, p. 52-62.
GERLING, Cristina; SOUZA, Jusamara. A Performance como objeto de investigação. In: I SEMINÁRIO NACIONAL DE PESQUISA EM PERFORMANCE MUSICAL. Anais… Belo Horizonte, 2000, p. 114-125.
HARDER, Rejane. Repensando o papel do Professor de Instrumento nas Escolas de Música Brasileiras: novas competências requeridas. Musica Hodie, v. 3 n.1/2, 2003, p. 35-43.
KRAEMER, Rudolf D. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, v. 11, n. 16/17, abr./nov. 2000, p. 51-64.
LOURO, Ana Lúcia de Marques. Ser docente universitário-professor de música: dialogando sobre identidades profissionais com os professores de instrumento. Porto Alegre, 2004. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
OLIVEIRA, Alda. Múltiplos espaços e novas demandas profissionais na educação musical: competências necessárias para desenvolver transações musicais significativas. In: X ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICALABEM. Anais… Uberlândia, 2001, p. 19-40.
Apreciação e Criação Musical
Ementa:
Apresentação de formas de ouvir e apreciar o som e a música, formas passivas e ativas de escuta, as dimensões do som e da poética musical. Aquisição de técnicas básicas de criação e exercícios de criatividades e quebra-gelos apoiados no senso estético apreciativo.
Referência:
KAMIEN, R. Music: WI appreciation. Ncw York: McGraw-Hili, 1992.
MORAIS, Regis. O que e ensinar. Sao Paulo: Editora Pedagógica e Universitaria, 1986.
OLIVEIRA, jamary. A educação musical contemporânea na perspectiva de um compositor. NEA – Nucleo de Estudos Avançados, Curso de Pós-Graduação – Mestrado e Doutorado, UFRGS, 1994b, p.17-n.
PARKER, Steve. O Ouvido e a Audição. São Paulo, Scipione, 1993.
SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo, Unesp, 1991.
STORMS, Ger. 100 Jogos Musicais. Rio Tinto – Portugal, Asa, 1996.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo: Moderna, 2003.
Sociologia da Educação Musical (Música, Cultura e Sociedade)
Ementa:
A educação musical contextualizada na relação entre música, sociedade e cultura, enfocando as diversas formas do fazer musical e sua importância no cotidiano.
Referência:
DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
FORQUIN, Jean-Claude. Em busca de um desenvolvimento da educação musical. In: PORCHER, Louis. Educação Artística: Luxo ou Necessidade? São Paulo: Summus, 1982, p. 83.
FRANÇA, Cecilia Cavalieri. Para fazer música, v. 1. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
OLIVEIRA, Alda. Educação musical e diversidade: pontes de articulação. Revista da ABEM, Porto Alegre, n. 14, 2006, p. 25-34.
OLIVEIRA, Alda de Jesus; et al. Construindo PONTES significativas no ensino de musica. In: XVII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA.-ANPPOM. Anais… Sao Paulo: ANPPOM, 2007.
PENNA, Maura. Música(s) e seu Ensino. Porto Alegre: Sulina, 2008.
SOUZA, Jusamara. Música, Educação e cotidiano. PPG-Música: Porto Alegre, 2000.
SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 10, p. 38-44, mar. 2004.
SOUZA, Jusamara (Org) Aprender e ensinar música no cotidiano. Porto Alegre: Sulina, 2008.
Técnicas e Jogos para Musicalização
Ementa:
Aquisição de ferramentas didáticas com fim ao aprimoramento do processo de Musicalização. Exercícios de improvisação musical, jogos, atividades diversas utilizadas como técnica de aprendizado.
Referência:
BRITO, Teca Alencar. Música na educação infantil: propostas para a formação integral da criança. Editora Peirópolis s.a.
GIBSON, Gary. Brincando com Sons. São Paulo, Cállis, 1996.
SCHAFER, Murray. O Ouvido Pensante. São Paulo, Unesp, 1991.
STORMS, Ger. 100 Jogos Musicais. Rio Tinto – Portugal, Asa, 1996.
WEIGEL, Anna Maria Gonçalves. Brincando de música: experiências com sons, ritmos, música e movimentos na pré-escola. Editora Kuarup. s.a.
Educação Musical: práticas e atuação em múltiplos contexto
Ementa:
Percepção da aplicação de abordagem metodológica em múltiplos contextos. Definição dos contextos e características idiomáticas e idiossincráticas. Exemplos de práticas contextualizadas analisadas criticamente.
Referência:
DAYRELL, Juarez. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.
FRANÇA, Cecilia Cavalieri. Para fazer música, v. 1. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
OLIVEIRA, Alda de Jesus; et al. Construindo PONTES significativas no ensino de musica. In: XVII CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM MÚSICA.-ANPPOM. Anais… Sao Paulo: ANPPOM, 2007.
OLIVEIRA, Alda. Múltiplos espaços e novas demandas profissionais na educação musical: competências necessárias para desenvolver transações musicais significativas. In: X ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICALABEM. Anais… Uberlândia, 2001, p. 19-40.
SOUZA, Jusamara. Educação musical e práticas sociais. Revista da ABEM, Porto Alegre, v.10, p. 38-44, mar. 2004.
SOUZA, Jusamara. (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2009.
Conjuntos Instrumentais: Abordagem no Ensino Coletivo
Ementa:
Desenvolvimento dos processos de formação de grupos instrumentais e/ou vocais, sob as concepções do ensino coletivo de instrumentos. Orientação pedagógico-musical para a realização musical de grupos instrumentais e/ou vocais de diferentes faixas etárias.
Referências:
ASSIS, J; TOURINHO, C. Violão: Técnica progressiva para iniciantes. Salvador, 2003.
CRUVINEL, FLAVIA MARIA. Educação Musical e Transformação Social, uma experiência com ensino coletivo de cordas. Goiânia, ICBC, 2005.
FIREMAN, MILSON. O repertório na aula de violão: um estudo de caso. Dissertação de Mestrado não publicada, Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, 2006.
FREIRE, PAULO. Pedagogia do Oprimido. São Paulo, Paz e Terra, 2002.
GUIA, ROSA DOS MARES e CAVALIERI, CECILIA. Jogos pedagógicos para a Educação Musical. Belo Horizonte, Editora da UFMG, 2005.
MONEREO, CARLES e GISBERT, DAVID DURAN. Tramas, procedimentos para a aprendizagem cooperativa. Porto Alegre, ARTMED, 2002.
OLIVEIRA, ALDA DE JESUS. Múltiplos espaços e novas demandas profissionais na educação musical: competências para desenvolver transações musicais significativas. Anais do X Encontro Anual da ABEM, Uberlândia, outubro de 2001, p. 19-40.
PARIZZI, BEATRIZ e SANTIAGO, PATRICIA FURST. Piano brincando. Belo Horizonte, s/e, 1998.
SWANWICK, KEITH. Ensinando Música Musicalmente. Trad. de Alda Oliveira e Cristina Tourinho. São Paulo, Moderna, 2003.
TOURINHO, CRISTINA e BARRETO, ROBSON. Oficina de Violão. Vol. 1. Salvador, Quarteto Editora, 2003.
TOURINHO, CRISTINA. Ensino coletivo de violão: proposta para disposição física dos estudantes em classe e atividades correlatas. Disponível em https://www.artenaescola.com.br/pesquise_artigos.php . Acesso em 31/01/08.
Metodologia da Pesquisa em Música
Ementa:
Os fundamentos, as principais definições metodológicas, a elaboração e a estruturação dos métodos e técnicas de pesquisa em música, normatização de um trabalho acadêmico.
Referências:
ARROYO, M. Representações sociais sobre práticas de ensino e aprendizagem musical: um estudo etnográfico entre congadeiros,professores e estudantes de música. Tese (Doutorado em Música)–PPG Música, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1999.
DEMO, Pedro. Introdução à Metodologia da Ciência. São Paulo: Editora Atlas S.A., 118p., 1994.
FERNANDES, José Nunes. Pesquisa em educação musical: situação do campo nas dissertações e teses dos cursos de pós-graduação stricto sensu em educação. Revista da Abem, n. 5, p. 45-57, set. 2000.
FONTERRADA, M. T. de O. Educação musical: investigação em quatro movimentos: prelúdio, coral, fuga e final. São Paulo: [s.n.],1991.
FONTERRADA, M. T. de O. De Tramas e Fios: Um ensaio sobre a música e educação. São Paulo: Editora Unesp; Rio de janeiro: Funarte, 2008.
FREIRE, Vanda Bellard (org.). Horizontes da Pesquisa em Música. Rio de Janeiro: 7Letras,2010.
FREIRE, Vanda L. Bellard. Educação Musical no Brasil: Tradição e Inovação: o Bacharelado. In: ENCONTRO DA ABEM, III, 1994, Salvador. Anais… Salvador: Associação Brasileira de Educação Musical, 1994.
FREIRE, Vanda L. Bellard. A História da Música em Questão: Uma reflexão Metodológica. In: Fundamentos da Educação Musical. Porto Alegre: ABEM/UFRGS, 1994.
HALL, Stuart. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva/Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
MINAYO, M. Cecília de Souza (Org.). Pesquisa Social – teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2008.
SOUZA, J.l. Pesquisa e Formação em Educação Musical.In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO EM MÚSICA, 9., 1996, Rio de Janeiro. Anais… Rio de
Janeiro: 1996. p. 80-86.
SOUZA, Jusamara. Contribuições teóricas e metodológicas da Sociologia para a pesquisa em Educação Musical. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 5.; SIMPÓSIO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MUSICAL, 5., 1996, Londrina. Anais… Londrina: Abem, 1996. p. 11-39.
Planejamento para o Ensino Musical na Escola Regular
Ementa:
O curso tem como objetivo discutir princípios e procedimentos para planejar o ensino de música na escola e sugerir formas de organizar o ensino de música em sala de aula. Para tanto, tratará das seguintes temáticas: processo de inserção do conhecimento musical em contextos escolares, com ênfase nos pressupostos teóricos e metodológicos que envolvem o ensino de música; fatores envolvidos nos processos de escolarização da música; aspectos teórico/práticos do planejamento do ensino de música em contextos escolares; formas de aprender música e conteúdos das experiências musicais; perspectivas de organização didático/pedagógica do conhecimento musical, com destaque para os projetos de ensino; análise e discussão de propostas e projetos de ensino de música nas escolas.
Referências:
BARROSO, Geraldo. Crise da escola ou na escola? Uma análise da crise de sentido dos sistemas públicos de escolarização obrigatória. Revista Portuguesa de Educação, v., 21, n. 1, p. 33-58, 2008. Disponível em:
BASABE, Laura; COLS, Estela. La enseñanza. In: CAMILlONI, Alicia. (Comp.). El saber didáctico. Buenos Aires: Paidós, 2010. p. 125-161.
BUCK INSTITUE FOR EDUCATION. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008.
BURNIER, Suzana. Pedagogia das competências: conteúdos e métodos. Boletim Técnico do
SENAC, Rio de Janeiro, v. 27, n.3, set./dez., 2001. Disponível em:
FUSARI, José Cerchi. O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Idéias, São Paulo, n. 8, p. 44-58, 1990. Disponível em:
DOLL, Johannes; ROSA, Russel Teresinha Dutra da. Metodologia de ensino em foco: práticas e reflexões. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.
GANDIN, Danilo; GANDIN, Luiz Armando. Temas para um projeto político-pedagógico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999.
GIMENO SACRISTÁN, José. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Tradução de Ernani F. Da Fonseca Rosa. 3 ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.
GIMENO SACRISTÁN, J. e PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. Tradução de Ernani F. da Fonseca Rosa. 4 ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.
GIROTTO, Cyntia Graziella Guizelim Simões. A re-significação do ensinar-e-aprender: a pedagogia de projetos em contexto. Disponível em:
HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. (Orgs.). Ensino de música: propostas para pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
HENTSCHKE, Liane; SOUZA, Jusamara. (Orgs.). Avaliação em música: reflexões e práticas. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
KRAEMER, R.-D. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta, ano
11, n. 16/17, p. 50-73, 2000.
SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. et al. (Orgs.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autência, 1999. p. 17-48.
SOUZA, Jusamara. (Org.). Aprender e ensinar música no cotidiano. 2. ed. Porto Alegre: Sulina, 2009.
SOUZA, Jusamara et. alli. O que faz a música na escola? Concepções e vivências de professores do ensino fundamental. Série Estudos, n. 6. Porto Alegre: Programa de Pós- Graduação em Música da UFRGS, 2002.
SWANWICK, Keith. A basis for music education. London: Nfer-Nelson, 1979.
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução de Alda Oliveira e Cristina
Tourinho. São Paulo: Editora Moderna, 2003.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto
Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.
XAVIER, Maria Luisa M.; DALLA ZEN, Maria Isabel. (Org.). Planejamento em destaque: análises menos convencionais. Porto Alegre: Mediação: 2000.
Metodologia de Elaboração de Recitais e Musicais
Ementa:
Preparação de Recitais, Concertos e Musicais observando suas fases desde a idéia inicial à produção final em todos os aspectos, desde a logística às formas de organização e de fomento ao financiamento de eventos musicais focando sempre os aspectos pedagógico-musicais.
Referências:
BARRETO, Alê. Aprenda a Organizar um Show. Blog Produtor Cultural Independente https://produtorindependente.blogspot.com/2010/01/livro-aprenda-organizar-um-show-lancado.html (acessado em 2011-janeiro-20)
KOELLREUTTER, H.J. (1948). Fundamentos de uma Estética Materialista da Música (Tradução de Marco Antônio Drummond). Atravez – Associação Artístico Cultural; documento on-line https://www.atravez.org.br/ceem_6/estetica_materialista.htm (acessado em 2011-janeiro-20)
LIMA, Maria Helena de. O espetáculo “identidade”: do sonho à performance. Referencias e elementos de um trabalho em educação Musical em um contexto de educação popular/cultura popular. In: XVII Encontro Anual da Associação brasileira de Educação Musical, 18., 2009, Londrina: Anais da Abem, p. 871-879, 2009.
MASLINKIEWICZ, Sergey. Etiqueta da Música. Porto Alegre, RS: AGE Editora, 2007.
CARDÔSO, Paulo Marcelo Marcelino. A preparação do recital na perspectiva do método dialógico. In: XVII Encontro Anual da Associação brasileira de Educação Musical, 18., 2009, Londrina: Anais da Abem, p. 252-258, 2009.
SILVA, Alessandra Araújo da. Respeitável público! O projeto de Musicalização Infantil da UFBA tem a honra de apresentar: “O Circo” de Alda Oliveira “Saudades do Nordeste”: práticas musicais em um espetáculo de coro infantil. In: XVII Encontro Anual da Associação brasileira de Educação Musical, 18., 2009, Londrina: Anais da Abem, p. 1126-1132, 2009.
Seminário da prática em pesquisa
Estruturação do projeto de pesquisa e acompanhamento do levantamento inicial dos dados da pesquisa, bem como adequação da metodologia a ser utilizada por cada aluno, através de acompanhamento individualizado.
ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação: noções práticas. São Paulo: Atlas, 1995.
BARROS, Aidil de Jesus Paes de; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Projeto de pesquisa: propostas
metodológicas. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRAD, Hill. Pesquisa na internet. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
LUNA, Sergio Vasconcelos de. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 1997.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 1994.
SALVADOR, Angelo Domingos. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1978.